Pular para o conteúdo principal

Projeto 'Adote um Cientista' abre inscrições para alunos de todo o Brasil

Imagem de Harish Sharma por Pixabay


Alunos de todo o Brasil poderão se inscrever e participar online das atividades do projeto, que procura despertar nos estudantes o interesse pela ciência e a pesquisa científica. As inscrições vão até o dia 12 de agosto de 2020 e as atividades se iniciam no dia 13 de agosto de 2020. Podem participar estudantes entre 13 e 18 anos que estão cursando entre o 7º ano e o Cursinho.

 

O Programa

 

Desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, Adote um Cientista é um programa educacional que há 10 anos promove atividades semanais entre os estudantes e professores das escolas de Ribeirão Preto e região e os pesquisadores da USP. Nesses encontros, os pesquisadores apresentam e explicam os temas de suas pesquisas. As atividades incluem discussões, realizações de pequenos experimentos e pesquisas de campo.

 

Adote ONLINE - Inscrições

 

Nesse ano, em virtude da pandemia, as atividades do Adote um cientista serão feitas online e estudantes de todo o país poderão participar. Para isso, é necessário acessar a página do Adote ONLINE, ler com atenção as informações e preencher o formulário de inscrição.

 

Para se inscrever, clique aqui

 

A Casa da Ciência - Outros projetos

 

Criada em 2001, a Casa da Ciência conta ainda com outros projetos, como o Pequeno Cientista, que permite que os estudantes desenvolvam um pequeno projeto de iniciação científica com o auxílio de pesquisadores da USP e do Hemocentro, e o Férias com Ciência que, como o próprio nome diz, promove atividades com temáticas científicas no período de férias.

No site do programa você encontra mais informações sobre essas iniciativas, além de publicações (artigos, folhetins) relacionadas aos projetos. Não deixe de conferir!
 

Por Natália C. Lorevice, estagiária do SIBISC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repensando o folclore no Brasil: origens e instituições

Com a chegada de agosto são comuns as comemorações sobre o folclore, sobretudo no contexto escolar. Quem não se lembra de ouvir lendas como a do saci, ou de aprender sobre as parlendas, as cantigas e os provérbios? Isso tudo faz, sim, parte de nossa cultura e folclore, mas será que ele só existe no mês de agosto? Será que folclore é só para crianças, para ser aprendido na escola?   Nos textos deste mês queremos promover uma reflexão para ampliar nossos horizontes sobre o folclore brasileiro. Começaremos com uma apresentação sobre suas origens e sobre uma importante instituição brasileira que trata dessa temática. Acompanhe a gente nessa jornada.   Folclore, um campo de estudos   "(...) mais importante do que saber concretamente o que é ou não é folclore é entender que folclore é, antes de qualquer coisa, um campo de estudos. Isso quer dizer que a noção de folclore não está dada na realidade das coisas. Ela é construída historicamente e, portanto, a compreensão do que...

Folclore Brasileiro - linha do tempo

O conceito do folclore passou por algumas modificações ao longo do tempo e ainda gera bastante discussão, mas para entender um pouco da história preparamos essa rápida linha do tempo: 1846 Folklore A expressão Folk(povo) lore(saber) foi criada pelo escritor chamado William John Thoms, e que só se popularizou após a criação da Sociedade do Folclore no século XIX, na região da Europa e Estados Unidos, o que colaborou para denominar os estudos voltados à antiguidades e literatura popular. Desse modo, o “saber do povo” engloba diversos assuntos, sem limite de extensão, porque os elementos culturais surgem de maneira espontânea e facilmente se mesclam no cotidiano e podem abranger músicas, danças, festas populares, usos, costumes,culinária, crenças, arte, jogos, linguagens, literatura e oralidade. 1878 Sociedade do Folclore Tendo surgido em Londres, foi responsável pela definição de alguns aspectos do folclore, como narrativas, costumes, crenças e linguagem popular. 1940 Debate sobre o Folc...

Dia Nacional do Livro

Dos tijolos de barro e folhas de palmeira aos rolos de papiro, pergaminhos e finalmente ao papel, a história do livro se inicia com a invenção da escrita, há cerca de 5000 anos e passa por uma série de descobertas e inovações tecnológicas até chegar ao formato que hoje preenche as prateleiras das bibliotecas e acervos pessoais ao redor do mundo, conserva a riqueza do conhecimento humano ao longo dos séculos e ainda é objeto de desejo de muita gente.  Neste post você vai acompanhar um pouco dessa história, descobrir qual o primeiro livro impresso no Brasil, conhecer um pouco das etapas de produção do livro, além de encontrar uma sugestão de leitura para aprofundar seu conhecimento no assunto. Vamos lá? Dia Nacional do Livro A data, celebrada ontem, homenageia a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810. Localizada no Rio de Janeiro, sua história se inicia com a chegada, em 1808, da família Real que trouxe consigo cerca de 60 mil peças, incluindo livro, manuscritos, mapas e ...