Você conhece a história da Dona Baratinha?
Esta é uma história famosa e bastante antiga, que tem origem na tradição oral de Portugal. Ela foi publicada pela primeira vez em 1890, com o título História da carochinha, pelo escritor português Adolfo Coelho. Coelho tinha grande interesse pelo estudo da literatura e das tradições populares e publicou coletâneas de contos populares portugueses, de literatura e tradições infantis, além de estudos sobre festas, crenças e costumes portugueses.
Já em 1894, um jornalista brasileiro chamado Alberto Figueiredo Pimentel publicou no Brasil, pela Livraria Quaresma, uma coletânea de contos populares de várias origens, chamada Contos da Carochinha. Entre os contos dessa coletânea está a História da Dona Baratinha. Essa publicação teve grande importância para a formação da literatura infantil brasileira. Até então, as obras disponíveis no país, dedicadas às crianças, eram estrangeiras, escritas principalmente em francês, ou traduções de obras de origem estrangeira e causavam estranhamento pelas diferenças linguísticas. Além de adaptar contos europeus famosos, Pimentel também escreveu narrativas populares brasileiras.
Anos mais tarde, em 1996, a escritora brasileira Ana Maria Machado publicou uma adaptação desse conto com o título História da Dona Baratinha, livro que faz parte da série Lê pra mim, da editora FTD, e que popularizou ainda mais a história no país.
A história
Neste conto, Dona baratinha, nossa protagonista, um belo dia encontra uma moeda e decide se casar. Só falta saber quem será o marido. Será o boi? O cachorro? Ou talvez o gato? Para descobrir, assista ao vídeo que a Rô preparou para você com base na versão de Ana Maria Machado.
Para saber mais
Se quiser conhecer mais sobre a vida e as obras do escritor português Adolfo Coelho, visite esta página do Instituto Camões dedicada ao autor.
Para conhecer melhor a escritora Ana Maria Machado, basta acessar esta página da Academia Brasileira de Letras, onde você encontra a biografia da autora, sua bibliografia (livros que publicou) além de seus discursos na Academia.
Por Natália C. Lorevice, estagiária do SIBISC
Referências:
- DUARTE, Cristina Rothier; SEGABINAZI, Daniela Maria. Figueiredo Pimentel: Contos da Carochinha e o nascimento da literatura infantil abrasileirada do século XIX. SOLETRAS n. 34, p. 312-328, 2017.
- LEAL, João. Adolfo Coelho. Instituto Camões. Disponível em: <http://cvc.instituto-camoes.pt/seculo-xix/adolfo-coelho-dp1.html#.XvtPJG1KjIU. Acesso em: 29.06.2020
- Ana Maria Machado. Biografia. Academia Brasileira de Letras, 2017. Disponível em: <http://www.academia.org.br/academicos/ana-maria-machado/biografia> Acesso em: 29.06.2020
A reconstrução da personagem feminina. Era uma vez... Revista Online de Literatura Infantojuvenil. Disponível em:<http://eraumavezuem.blogspot.com/2013/09/a-reconstrucao-da-personagem-feminina.html>. Acesso em: 29.06.2020
Comentários
Postar um comentário